Chamamos de Trítono um intervalo entre alturas de duas notas musicais que possua exatamente três tons inteiros. O efeito denominado tritono consiste uma das mais complexas dissonâncias possiveis na música ocidental.
Quando ocorre em acordes, caracteriza-se por 4ª aumentada (#4) ou 5ª diminuta (b5). Todos os acordes diminutos possuem em sua formação o trítono, sendo a distância intervalar da tônica do acorde para a quinta do mesmo, o que se repete em acordes de 7ª menor, onde a relação intervalar da 3ª para a 7ª é de um tritono.
O tritono causa sensação de movimento, motivo que o faz ser muito explorado em momentos de "tensão" da música.
Durante algum tempo os tritonos eram proibidos pela igreja ocidental por causarem demasiado efeito de tensão e movimento. Fato superado em algum tempo pelos compositores, que descobriram meios para justificarem sua utilização.
Exemplos de trítono podem ser encontrados em quase todas as músicas, sendo que as mais carregadas de tensão (como a 5ª Sinfonia, 1º Movimento de Beethoven) obviamente possuem mais tritonos em sua construção harmonica. Atualmente, mesmo as musicas calmas apresentam empregos de tritonos em alguns momentos: o simples fato de executar a nota fá e a si ao mesmo tempo gera um trítono (por exemplo).
Harmonia quartal, significa harmonizar uma escala qualquer com acordes em intervalos de quarta e quarta aumentada.
Temos por exemplo a escala de C maior que seria C , D , E, F , G, A, B, colocaremos os acordes desta escala em intervalos de quarta.
Primeiro acorde C F B E
Segundo acorde D G C F
Terceiro acorde E A D G
Quarto acorde F B E A
Quinto acorde G C F B
Sexto acorde A D G C
Sétimo acorde B E A D
Como estamos vendo, temos a escala de C harmonizada em quartas.
Vamos dar um exemplo sobre um acorde, digamos que seja o acorde de Dm7
Como falei na últilma aula para um acorde menor com 7 podemos utilizar 3 modos, o dórico ( II grau ) o frigio ( III grau ) e o eólio ( VI grau ).
Vamos começar pesando em dórico, então utilizaremos a escala de C maior, pois o Dm7 é o segundo grau da escala de C maior.
Primeiro acorde C F B E
Segundo acorde D G C F
Terceiro acorde E A D G
Quarto acorde F B E A
Quinto acorde G C F B
Sexto acorde A D G C
Sétimo acorde B E A D
Cada superposição de acorde vai gerar uma tensão sobre o acorde.
por exemplo o acorde formado por C F B E tocado sobre o Dm7 vai gerar uma tensão de 4 6 e 9 assim o acorde ficará Dm7 ( 4, 6 e 9 )
Lembre-se que estamos apenas na escala maior, e em um modo vc poderá utilizar para o Dm7 com o mesmo raciocinio o modo Frigio e o Eólio.
C tem por tensões maj7, 9, #11 e 13. podendo admitir ainda a 5#.
Essa escala de C escrita em quartal aí em cima não é exatamente como usamos.
O quartal admissível e representante de C vem do modo Lídio.
Quartal é tratado por acorde, MODAL, sem referencia a estruturas tonais. Ainda, é admitida uma segunda ou segunda bemol entre essas quartas mesmo fora da escala(cluster), o que empresta ao acorde um caráter dominante.
Pra entender quartal , melhor ouvir o cara que o desenvolveu. MacCoy Tyner.Um pianista que tocava na banda de John Coltrane. Também Bill Evans (com Miles Davis). NO geral todos os músicos de Rock usam quartais, porém, o fazem apenas com duas notas. (uma tônica e uma quarta). Vide , BlacKmore, JimiHendrix.Toam,porém, apenas dentro da pentatônica.Logo, é o mesmo só que com mais duas ou três quartas e dentro de escalas que possui o acorde em sua estrutura.
Ex.: Dm7(9/11/13/#5/b9 notas possíveis no acorde de Dm).
Dm7/9/11/13/#5 estão na escala C Jônico, portanto qualquer shape de quartas superpostas usando notas de C(jônico) é esse Dm.
Dm7(b9) está na escala Bb Jônico.
Claude Debussy(França) e o Polonês Chopin escreveram estudos em quartas.
O que não se admite é deixar uma terça entre uma corda e outra da guitarra quando a proposta é tocar com o quartal. Além do quartal existe o Quintal (o nome é esse mesmo),sobrepondo quintas sucessivas da escala, mas praticado , sobretutudo, por pianistas . Na guitarra exige uma abertura extrema da mão esquerda ( pode usar , por exemplo, Two hands). Tanto o quartal como sua inversão, o quintal, são mais conhecidos como Open Voices Chord.
Os clusters (acordes formados por segundas e segundas menores), como Closed Voices Chord.