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Um sintetizador de som (muitas vezes abreviado como "sintetizador" ou "synth") é um instrumento eletrônico capaz de produzir uma ampla gama de sons. Sintetizadores pode tanto imitar outros instrumentos (" síntese imitativa ") ou gerar novos timbres . Eles podem ser reproduzidos (controlado) através de uma variedade de diferentes dispositivos de entrada (incluindo teclados, sequenciadores de música e os controladores de instrumento). Sintetizadores de gerar sinais elétricos (waveforms), e pode finalmente ser convertida em som através dos alto-falantes ou fones de ouvido .
Sintetizadores de usar um número de diferentes tecnologias ou algoritmos programados para gerar sinal, cada um com suas próprias forças e fraquezas. Entre as técnicas de síntese mais popular forma de onda são a síntese subtrativa , síntese aditiva , síntese wavetable , síntese de modulação de freqüência , síntese de distorção de fase , a síntese de modelagem física e baseada em amostras de síntese . Também métodos de síntese de outro som, incluindo a síntese subharmônica usado em trautonium mistura , síntese granular , resultando Soundscape ou nuvem , são raramente utilizados. (Veja # Tipos de síntese )
Sintetizadores são muitas vezes controlados com um estilo piano- teclado , levando tais instrumentos a ser designado simplesmente como "teclados". Diversas outras formas de controle foram criados para assemelhar-se escalas , guitarras ( sintetizador de guitarra ), violinos, instrumentos de sopro ( vento controlador ), bateria e percussões ( bateria eletrônica ), etc. (Veja interfaces # Controle )
Sintetizadores sem controladores são freqüentemente chamados de " módulos de som ", e que pode ser controlado usando MIDI ou CV / Gate métodos.
Este artigo ou seção pode conter anteriormente a síntese inédita de material publicado que transmite idéias não atribuíveis às fontes originais. Veja a página de discussão para mais detalhes. (outubro 2011) |
O início de um sintetizador pode variar de acordo com a definição de "sintetizador". Várias pessoas tendem a confundir o som com sintetizadores arbitrária elétricos / eletrônicos instrumentos musicais , no entanto, a primeira é distinguir este último pela capacidade de imitar o som / timbre nova geração. Da mesma forma, a origem do sintetizador de som é muitas vezes ambígua disse.
Por exemplo, um dos primeiros instrumentos elétricos musical foi inventado em 1876 pelo engenheiro elétrico americano Elisha Gray que, acidentalmente, descobriu que ele poderia controlar o som de um auto de vibração eletromagnética do circuito e ao fazê-lo, inventou uma nota básica único oscilador . Este telégrafo musical utilizado aço palhetas , cujas oscilações foram criados e transmitidos, através de uma telegrafia line , por eletroímãs . Gray também construiu um simples alto-falante dispositivo em modelos posteriores que consiste de um diafragma vibrar em um campo magnético para fazer o oscilador sonoro. [1] [2]
Francamente, este instrumento foi um controle remoto electromecânico de instrumentos musicais utilizando a telegrafia elétrica e campainhas , sem qualquer outra função de som de síntese. No entanto, algumas pessoas tendem a chamar-lhe "o primeiro sintetizador", [3] [ fonte confiável? ] [4] [ fonte confiável? ] sem definir o termo " sintetizador ".
Em 1920, Arseny Avraamov desenvolveu vários sistemas de arte sonora gráfico. [5]
Em 1930-1940, os elementos básicos necessários para os modernos sintetizadores analógicos - osciladores de áudio, filtros, envolvem os controladores de expressão, e várias unidades de efeitos - já apareceu e utilizada em diversos instrumentos eletrônicos, e as primeiras até sintetizadores polifônicos entrou em produção comercial nos Estados Unidos estados e Alemanha. O Hammond Novachord lançado em 1939, foi um precursor dos sintetizadores polifônicos mais tarde e órgãos eletrônicos, mas interrompido devido à Segunda Guerra Mundial, e não um sucesso comercial (apenas 1.069 unidades foram construídas nos últimos três anos). Georges Jenny construiu sua primeira ondioline na França em 1941.
Em 1949, compositor japonês Minao Shibata discutido o conceito de "um instrumento musical com desempenho muito elevado" que podem "sintetizar qualquer tipo de ondas sonoras" e é "operado muito facilmente", prevendo que, com tal instrumento, "a cena musical vai ser alterado drasticamente ". [ neutralidade é disputado ] [6] [7]
Em 1958, o engenheiro URSS Yevgeny Murzin fez um dos primeiros em tempo real, sintetizadores aditivo , o chamado ANS . [ carece de fontes? ]
Embora RCA tinha produzido uma máquina chamada Synthesizer Música Eletrônica em 1951-52, seria melhor classificado como uma "máquina de composição", porque os sons não foram produzidos em tempo real. [8] RCA mais tarde desenvolveu o RCA Mark II Synthesizer Som e instalado em Columbia-Princeton Electronic Music Centro , o primeiro sintetizador programável, que foi inaugurado em 1957. [9] compositores proeminentes, incluindo Vladimir Ussachevsky , Luening Otto , Milton Babbitt , Halim El-Dabh , Bülent Arel , Charles Wuorinen , e Mario Davidovsky usado o sintetizador RCA extensivamente em várias composições. [10]
Em 1959-60, Harald Bode desenvolveu um sintetizador modular e processador de som [11] [12] e, em 1961, ele escreveu um artigo explorando o conceito de auto-contido sintetizador portátil modular utilizando tecnologia de transistor emergentes; [13] também serviu como AES presidente da sessão de música e eletrônicos para as convenções de queda em 1962 e 1964; [14] depois de então, suas idéias foram adotadas por Donald Buchla , Robert Moog , entre outros.
Robert Moog lançado o sintetizador disponível comercialmente primeiro moderno em 1965. [ carece de fontes? ] No final dos anos 1960-1970, o desenvolvimento de miniaturizados componentes de estado sólido permitiu sintetizadores para se tornar auto-suficiente, instrumentos portáteis, como proposto por Harald Bode em 1961. No início dos anos 1980 as empresas estavam vendendo compacto, sintetizadores preços modestos para o público. Isto, junto com o desenvolvimento de Musical Instrument Digital Interface (MIDI), tornou mais fácil de integrar e sincronizar sintetizadores e outros instrumentos eletrônicos para uso em composição musical. Na década de 1990, sintetizadores começaram a aparecer como um software de computador, conhecidos como softwares sintetizadores . Mais tarde, VST plugins e outros são capazes de emular sintetizadores hardware clássico.
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Primeiro Movimento (Allegro) do Concerto Brandenburg número três jogado no sintetizador.
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O sintetizador teve um impacto considerável sobre a música do século 20. [15] Micky Dolenz de The Monkees comprou um dos sintetizadores Moog primeiro. A banda foi a primeira a lançar um álbum com um Moog com Pisces, Aquarius, Capricorn & Jones Ltd. em 1967. [16] Ele alcançou a posição # 1 nas paradas. Alguns meses mais tarde, tanto os Rolling Stones '" 2000 Light Years from Home "ea faixa-título de The Doors "1967 álbum Strange Days , também apresentam um Moog, interpretado por Brian Jones e Paul Beaver , respectivamente. Wendy Carlos 's -Switched Em Bach (1968), gravados com sintetizadores Moog , também influenciou vários músicos da época e é uma das gravações mais populares da música clássica de todos os tempos, [17] juntamente com os registros de Isao Tomita (particularmente flocos de neve são Dança em 1974), que no início de 1970 sintetizadores utilizados para criar novos sons artificial (ao invés de simplesmente imitar instrumentos reais) [18] e fez avanços significativos na programação de sintetizadores analógicos. [19]
O som do Moog também atingiu o mercado de massa com Simon and Garfunkel 's Bookends em 1968 e The Beatles ' Abbey Road o ano seguinte; centenas de outras gravações populares posteriormente utilizados sintetizadores. Álbuns de música eletrônica por Beaver e Krause , Banda Tonto do Chefe Expansão , Os Estados Unidos da América , e White Noise atingiu um público culto considerável e rock progressivo músicos como Richard Wright de Pink Floyd e Rick Wakeman do Yes foram logo usando os sintetizadores novos portáteis extensivamente. Outros usuários iniciais incluídas Emerson, Lake & Palmer 's Keith Emerson , Pete Townshend e The Crazy World de Arthur Brown 's guindaste Vincent . O Perrey e Kingsley album The In Sound From Out Way! usando o Moog e loops de fita, além de outras foi lançado em 1966.
Durante a década de 1970, Jean Michel Jarre , Larry rápido , e Vangelis lançou álbuns de sucesso eletrônica instrumental. O surgimento de Synthpop , um sub-gênero da New Wave , no final de 1970 pode ser creditada em grande parte à tecnologia sintetizador. O trabalho inovador de todos os eletrônicos bandas alemãs, como Kraftwerk e Tangerine Dream , David Bowie , durante seu período de Berlim (1976-1977), [20] , bem como o trabalho pioneiro dos japoneses Yellow Magic Orchestra e britânico Gary Numan , [21] foram cruciais para o desenvolvimento do gênero. [20] [21] Nick Rhodes , tecladista do Duran Duran , usado sintetizadores diversos, incluindo Roland Jupiter-4 e Jupiter-8 . [22] [ link morto ] OMD s '" Enola Gay "(1980) usaram um distintivo de percussão eletrônica e melodia sintetizada. Soft Cell usou uma melodia sintetizada em seus 1981 hit " Tainted Love ". [23] Outros hits incluem Depeche Mode "s" Just Cant Get Enough "( 1981), [23] e The Human League "s" Não You Want Me ". [24] músico Inglês Gary Numan "s 1.979 hits" são elétricos 'Friends'? " e " Carros "sintetizadores muito usado. [25] [26] Outros grupos synthpop notáveis incluem New Order , Visage , Japão , Ultravox , [20] Spandau Ballet , Culture Club , Eurythmics , Yazoo , Thompson Twins , A Flock of Seagulls , Erasure , Blancmange , Kajagoogoo , Devo , e os primeiros trabalhos de Tears for Fears . O sintetizador de então se tornou um dos instrumentos mais importantes na indústria da música. [20] Outros usuários notáveis incluem Giorgio Moroder , Howard Jones , Kitaro , Stevie Wonder , Peter Gabriel , Thomas Dolby , Kate Bush e Frank Zappa .
Síntese aditiva constrói sons somando formas de onda (que geralmente são harmonicamente relacionadas). Um dos primeiros exemplos de um sintetizador analógico aditivo é o órgão Hammond . Para implementar em tempo real, síntese aditiva, síntese Wavetable é útil para reduzir o hardware necessário / poder de processamento, [27] e é comumente usado em low-end MIDI instrumentos (como teclados educacionais) e low-end placas de som .
Síntese subtrativa é baseado em filtragem de onda harmonicamente ricos. Devido à sua simplicidade, é a base de sintetizadores no início, como o sintetizador Moog . Sintetizadores subtrativa usar um modelo acústico simples que assume um instrumento pode ser aproximada por um gerador de sinal simples (produzindo ondas dente de serra , ondas quadradas , etc) seguido por um filtro . A combinação de roteamentos de modulação simples (como modulação por largura de pulso e sincronização do oscilador ), juntamente com os filtros lowpass fisicamente irreal, é responsável pelo "clássico sintetizador de som" comumente associada a "síntese analógica" e muitas vezes erroneamente usada quando se refere a softwares sintetizadores usando síntese subtrativa.
FM síntese (síntese de freqüência de modulação) é um processo que geralmente envolve o uso de pelo menos dois geradores de sinais (onda senoidal osciladores, comumente referido como "operadores" em FM somente sintetizadores) para criar e modificar uma voz. Muitas vezes, isso é feito através da geração analógica ou digital de um sinal que modula as características tonais e amplitude de um sinal de portadora base. Síntese FM foi lançada pela Chowning , que patenteou a idéia e vendeu-a Yamaha. Ao contrário da relação exponencial entre a tensão-in-a-fora-de freqüência de onda e vários clássicos em 1-volt-per-oitava osciladores sintetizador, Chowning-style síntese FM utiliza uma tensão linear-in-a-frequência fora do relacionamento e sine- osciladores de onda. A forma de onda complexa resultante pode ter freqüências componente muitos, e não há exigência de que todos eles têm uma relação harmônica. Sofisticados sintetizadores FM, como o Yamaha DX-7 da série pode ter até 6 operadores por voz, alguns sintetizadores com FM pode também costumam usar filtros e tipos de amplificador variável para alterar as características do sinal em uma voz sonora que, ou cerca de imita instrumentos acústicos ou cria sons que são únicos. Síntese FM é especialmente valioso para ruídos metálicos ou estridente, como sinos, pratos, percussão ou outros.
Fase de síntese de distorção é um método implementado em sintetizadores Casio CZ . É bastante semelhante à síntese FM, mas evita infringir a patente FM Chowning. Também devem ser classificados para a síntese de modulação , juntamente com a síntese de FM, e também para a síntese de distorção junto com a síntese waveshaping e fórmulas de somatórios discretos.
Síntese granular é um tipo de síntese com base na manipulação de fatias de amostra muito pequena.
Síntese de modelagem física é a síntese de som usando um conjunto de equações e algoritmos para simular um instrumento real, ou alguma outra fonte física do som. Este envolve tomar os modelos de componentes de objetos musicais e criação de sistemas que definem a ação, filtros, envelopes e outros parâmetros ao longo do tempo. A definição de tais instrumentos é praticamente ilimitada, como se pode combinar qualquer dado modelos disponíveis com qualquer quantidade de fontes de modulação em termos de frequência, pitch e contorno. Por exemplo, o modelo de um violino com as características de uma guitarra pedal steel e, talvez, a ação do martelo piano. Quando um conjunto inicial de parâmetros é executado através da simulação física, o som simulado é gerado. Embora a modelagem física não era um conceito novo em acústica e síntese, não foi até o desenvolvimento do algoritmo de Karplus-forte eo aumento do poder de DSP no final de 1980, que implementações comerciais tornou-se viável. Modelagem física em computadores fica melhor e mais rápido com maior processamento.
Uma amostra baseada síntese dos sistemas de síntese mais fácil é registrar um instrumento real, como uma forma de onda digitalizada, e depois reproduzir suas gravações em velocidades diferentes para produzir diferentes tons. Esta é a técnica utilizada em "amostragem". A maioria dos samplers designar uma parte da amostra para cada componente do envelope ADSR, e repita essa seção ao alterar o volume para esse segmento do envelope. Isso permite que o sampler tem um envelope persuasivamente diferentes usando a mesma nota. Veja também a síntese de Wavetable , síntese Vector , etc.
Análise / ressíntese é uma forma de síntese que utiliza uma série de filtros passa-banda ou transformadas de Fourier para analisar o conteúdo harmônico de um som. A análise de dados resultante é então usado em uma segunda etapa para ressintetizar o som usando uma banda de osciladores. O vocoder , codificação preditiva linear , e algumas formas de síntese de fala são baseadas na análise / ressíntese.
Síntese de som pode ser usado para simular fontes de som acústico. Geralmente, um som que não muda ao longo do tempo irá incluir uma parcial fundamentais ou harmônica, e qualquer número de parciais. Síntese pode tentar imitar o tom de amplitude e os parciais em uma fonte de som acústico.
Quando os sons naturais são analisados no domínio da freqüência (como em um analisador de espectro), o espectro de seus sons vão expor amplitude picos em cada uma das tom fundamental de harmônicos correspondentes a propriedades ressonantes dos instrumentos (picos espectrais que também são referidos como formantes ). Alguns harmônicos podem ter maior amplitude do que outros. O conjunto específico de harmônica-vs-amplitude pares é conhecido como um som de conteúdo harmônico . Um som sintetizado requer reprodução fiel do som original, tanto no domínio da frequência e do domínio do tempo. Um som não tem necessariamente o mesmo conteúdo harmônico durante toda a duração do som. Tipicamente, de alta freqüência harmónicas vai morrer mais rapidamente do que os harmônicos mais baixos.
Na maioria dos sintetizadores convencionais, para fins de re-síntese, as gravações de instrumentos reais são compostos de vários componentes que representam as respostas acústicas de diferentes partes do instrumento, os sons produzidos pelo instrumento durante as diferentes partes de uma performance, ou o comportamento do instrumento sob diferentes condições de jogo (intensidade pitch, de jogar, dedilhado, etc)
Sintetizadores de gerar som através de vários analógicos e digitais técnicas. Sintetizadores analógicos primitivos eram baseados em hardware, mas muitos sintetizadores modernos utilizam uma combinação de DSP de software e hardware, ou então são puramente baseada em software (veja softsynth ). sintetizadores digitais , muitas vezes emular clássicos desenhos analógicos. O som é controlado pelo operador por meio de circuitos virtuais ou estágios que podem incluir:
Filtros eletrônicos são particularmente importantes na síntese subtrativa , sendo projetado para passar algumas regiões de freqüência através unattenuated enquanto significativamente atenuantes ("subtrair") outros. O filtro passa-baixa é mais freqüentemente usado, mas filtros passa-banda , banda rejeitar filtros e filtros passa-alta às vezes também são disponíveis.
O filtro pode ser controlada com um envelope ADSR segundo. Um parâmetro de "modulação envelope" ("env mod") em muitos sintetizadores com envelopes filtro determina o quanto o envelope afeta o filtro. Se transformou todo o caminho, o filtro irá produzir um som plana, sem envelope. Quando apareceu o envelope se torna mais perceptível, expandindo o intervalo mínimo e máximo do filtro.
Quando um acústico instrumento musical produz som, o volume eo conteúdo espectral da mudança de som ao longo do tempo de maneiras que variam de instrumento para instrumento. O "ataque" e "decadência" de um som tem um grande efeito sobre o caráter sonoro do instrumento. [29] técnicas de síntese de som muitas vezes empregam um gerador de envelope que controla os parâmetros de um som em qualquer ponto de sua duração. Na maioria das vezes esta é uma "ADSR" (Decay Sustain Ataque Release) envelope, que pode ser aplicado a total controle de amplitude , freqüência do filtro, etc O envelope pode ser um circuito discreto ou módulo, ou implementado em software. O contorno de um envelope ADSR é especificado usando quatro parâmetros:
Chave | em | fora | |||
Uma implementação precoce de ADSR pode ser encontrado no polyphonic 1938 Hammond Novachord (que antecede o primeiro sintetizador Moog por mais de 25 anos). A posição de sete ADS botão rotativo definido para todas as 72 notas; uma liberação footpedal controladas. [30] ADSR foi especificado por Vladimir Ussachevsky (então chefe da Columbia-Princeton Electronic Music Centro ), em 1965, sugerindo melhorias para Bob Moog é um trabalho pioneiro sobre sintetizadores, e notações anteriormente parâmetro (T 1, T 2, E sus, T 3) foram finalmente simplificado para formar atual ARP . [31]
Alguns instrumentos musicais eletrônicos permitem que o envelope ADSR a ser invertido, o que resulta em comportamento oposto em relação ao envelope ADSR normal. Durante a fase de ataque, o som desaparece modulada parâmetro a partir do máximo de amplitude a zero, em seguida, durante a fase de decadência, sobe para o valor especificado pelo parâmetro sustentar. Depois que a chave foi lançado o parâmetro de som sobe de volta para sustentar a amplitude amplitude máxima.
Uma variação comum do ADSR em alguns sintetizadores, como o Korg MS-20 , foi ADSHR (deterioração, ataque, sustentar, segurar, solte). Adicionando um "hold" parâmetro, o sistema permitiu notas a ser realizada no nível sustentar por um período fixo de tempo antes de decair. A General Instruments AY-3-8912 chip de som inclui um parâmetro de tempo de espera só, o nível de sustentação não era programável. Outra variação comum na mesma linha é o AHDSR (ataque, segure, decadência, sustain, release) envelope, no qual o "hold" parâmetro controla quanto tempo o envelope permanece no volume máximo antes de entrar na fase de decadência. Configurações múltiplas ataque, decadência e lançamento pode ser encontrado em modelos mais sofisticados.
Sintetizadores certos também permitir um "atraso" parâmetro, que viria antes do "ataque". Sintetizadores modernos como o Dave Smith Instruments Profeta '08 têm DADSR (atraso, o ataque de cárie, sustain, release) envelopes. A configuração do atraso determina quanto tempo existe o silêncio depois de uma nota é hit, antes do ataque é ouvido. Alguns sintetizadores de software, como 3xOSC Image-Line (incluído gratuitamente com o seu DAW FL Studio ) têm DAHDSR (ataque de atraso, espera, decadência, sustain, release) envelopes.
Um oscilador de baixa freqüência (LFO) gera um sinal eletrônico, geralmente abaixo de 20 Hz . Sinais LFO criar uma pulsação rítmica ou varrer, muitas vezes usado no vibrato , tremolo e outros efeitos. Em certos gêneros da música eletrônica, o sinal LFO pode controlar a freqüência de corte de um FCR para fazer uma rítmica wah wah- som, ou a assinatura dubstep baixo wobble .
Um patch sintetizador (alguns fabricantes escolheram o termo programa) é uma configuração de som. sintetizadores modulares usados cabos (" patch cords ") para conectar os módulos de som diferente juntos. Dado que estas máquinas não tinha memória para guardar as definições, os músicos escreveram os locais dos patch cables e posição dos botões em uma "folha patch" (que normalmente mostrou um diagrama do sintetizador). Desde então, um cenário global de som para qualquer tipo de sintetizador tem sido conhecido como um patch.
Em meados dos anos 1970, a memória patch (que permite o armazenamento e carregamento de 'patches' ou 'programas') começaram a aparecer em synths como o Oberheim Quatro voz (1975/1976) [32] e circuitos seqüenciais Profeta-5 (1977 / , 1978). Depois de MIDI foi introduzido em 1983, mais sintetizadores e mais pode importar ou exportar os patches via comandos MIDI SYSEX. Quando um patch sintetizador é enviado para um computador pessoal que tem patch de software de edição de instalado, o usuário pode alterar os parâmetros do patch e baixá-lo de volta para o sintetizador. Porque não pode haver linguagem patch padrão é raro que um patch gerado em um sintetizador pode ser usado em um modelo diferente. No entanto, por vezes, os fabricantes irão projetar uma família de sintetizadores para ser compatível.
Sintetizadores modernos freqüentemente se parecem com pequenos pianos, embora com o botão adicional muitos e controles de botão. Estes são controladores integrados, onde os componentes eletrônicos síntese de som estão integrados no mesmo pacote que o controlador. No entanto, muitos sintetizadores primitivos eram modular e keyboardless, enquanto a maioria dos sintetizadores modernos podem ser controlados via MIDI , permitindo que outros meios de reprodução, tais como;
Um controlador de fita ou outro violino-como interface do usuário pode ser usado para controlar os parâmetros de sintetizador. O conceito datas para Léon Theremin 's 1922 primeira conceber [33] e seus 1932 Fingerboard Theremin e Teclado Theremin, [34] [35] Maurice Martenot 's 1928 Ondes Martenot (deslizar um anel de metal), [36] Friedrich Trautwein 's 1929 Trautonium (pressão dos dedos), e também, posteriormente, utilizado por Robert Moog . [37] [38] [39] O controlador de fita não tem partes móveis. Em vez disso, um dedo pressionado e mudou-se ao longo dela cria um elétrico de contato em algum ponto ao longo de um par de finos, flexíveis tiras longitudinais, cujo potencial elétrico varia de um extremo ao outro. Escalas mais velhos usaram um fio longo pressionado para um prato de resistência. Um controlador de fita é semelhante a um touchpad , mas um controlador de fita só registra linear de movimento. Embora possa ser usado para operar qualquer parâmetro que é afetada por tensões de controle , um controlador de fita é mais comumente associado com pitch bending .
Fingerboard controlado instrumentos incluem o Trautonium (1929), Hellertion (1929) e Heliophon (1936), [40] [41] [42] Electro-Theremin (Tannerin, 1950), Perspehone (2004), e os Swarmatron (2004 ). Um controlador de fita é usada como um controlador adicional na Yamaha CS-80 e CS-60, o Korg Prophecy e Trinity Korg série, o Kurzweil sintetizadores, sintetizadores Moog , entre outros.
Roqueiro Keith Emerson usou com o sintetizador Moog modular a partir de 1970 em diante. No final de 1980, teclados no laboratório synth na Berklee College of Music foram equipadas com membrana fina controladores estilo ribbon que a saída de MIDI. Eles funcionavam como gestores MIDI, com sua linguagem de programação impressa em sua superfície, e como expressão / performance ferramentas. Desenhado por Jeff Tripp de Perfeito Fretworks Co., eles eram conhecidos como Strips Tripp. Tais controladores de fita pode servir como um controlador MIDI principal em vez de um teclado, com o Continuum instrumento.
Controladores de vento (eólica e sintetizadores) são convenientes para os jogadores de madeira e metais, sendo projetado após as linhas desses instrumentos. Estes são geralmente analógico ou MIDI controladores, e, por vezes incluam seus próprios (sintetizadores) built-in módulos de som. Além do acompanhamento dos acordos-chave e digitações, os controladores têm transdutores de pressão ar-operado, e pode ter extratores portão, sensores de velocidade e sensores de mordida. Saxofone controladores de estilo têm incluído o Lyricon e produtos por Yamaha , Akai , e Casio . A faixa de porta-vozes de clarinete alto em tamanhos saxofone alto. Também fagote controlador de estilo foi libertado da Eigenlabs (2009). Melodica ou gravador de controladores de estilo têm incluído o Martinetta (1975) [43] e Variophon (1980), [44] Tubophon, [ carece de fontes? ] e Joseph Zawinul 's custom Korg Pepe . [45] A Harmonica interface de estilo foi o Millionizer 2000 (c.1983). [46]
Trompete controladores estilo incluíram produtos por Steiner / Crumar / Akai , Yamaha , e Morrison . Também controladores de respiração pode ser usada como um complemento a um sintetizador convencional: a Crumar Steiner Toque Masters, [47] Controlador de Sopro Yamaha . e seus produtos compatíveis são os exemplos [48] Vários controladores também fornecer respiração como capacidades de articulação [. esclarecimentos necessários ]
Acordeão controladores usam transdutores de pressão sobre foles de articulação.
Os outros controladores incluem: Theremin , controladores Lightbeam, botões sensíveis ao toque (touche d'Intensité) sobre o Ondes Martenot , e vários tipos de footpedals , etc. Envelope seguintes sistemas, o mais sophiscated sendo o vocoder , siga o poder ou a amplitude do sinal de áudio de entrada, em vez de pressão ar nos controladores de vento. Articulação mais direta, o trato vocal, sem respiração, é utilizado na caixa de Discussão , embora raramente seja categorizado como um sintetizador.
Sintetizadores tornaram-se mais fáceis de integrar e sincronizar com outros instrumentos eletrônicos e controladores com a introdução de Musical Instrument Digital Interface (MIDI) em 1983. [49] Em primeiro lugar proposto em 1981 pelo engenheiro Dave Smith de Circuitos Seqüenciais , o padrão MIDI foi desenvolvido por um consórcio agora conhecido como o MIDI Manufacturers Association. [50] MIDI é um opto-isoladas interface serial e protocolo de comunicação . [50] Ele prevê a transmissão de um dispositivo ou instrumento para outro de dados em tempo real de desempenho. Esses dados incluem eventos de nota, os comandos para a seleção de presets instrumento (sons ou seja, ou programas ou patches, previamente armazenados na memória do instrumento), o controle de desempenho relacionados com parâmetros como volume, os níveis de efeitos e afins, bem como sincronização de controle de transporte, e outros tipos de dados. Interfaces MIDI são agora quase onipresente em equipamento de música e são comumente disponíveis no computadores pessoais (PCs). [50]
O General MIDI (GM) software padrão foi criado em 1991 para servir como uma forma consistente de descrever um conjunto de mais de 200 tons (incluindo percussão) disponíveis para um PC para a reprodução de partituras musicais. [51] Pela primeira vez, um dado MIDI pré-ia produzir consistentemente um som instrumental em qualquer dispositivo GM-conformes. O Standard MIDI File formato (SMF) ( extensão .mid
), combinada com eventos MIDI vezes delta - uma forma de selo de tempo - e se tornou um padrão popular para a troca de partituras entre computadores. No caso da SMF reprodução utilizando sintetizadores integrados (como em computadores e telefones celulares), o componente de hardware do design de interface MIDI é muitas vezes desnecessários.
O controle de som aberto (OSC) é outra especificação de dados de música projetado para redes online. Em contraste com MIDI, OSC permite que milhares de sintetizadores ou computadores para compartilhar dados de desempenho de música através da Internet em tempo real .
Na música popular, uma vantagem de synth é geralmente utilizada para reproduzir a melodia principal de uma canção, mas também é frequentemente utilizado para criar efeitos rítmicos ou baixo. Embora mais comumente ouvida na música de dança eletrônica, leva synth têm sido amplamente utilizados no hip-hop desde os anos 1980 e canções de rock desde os anos 1970. Música mais moderna depende muito do synth levar a fornecer um gancho musical para sustentar o interesse do ouvinte ao longo de uma canção inteira. O uso pesado de chumbo synth é usado por artistas como Lil Jon , em snap Fingas Yo e Usher em "Yeah!" como representante da música Crunk gênero.
Um bloco de synth é um acorde sustentados ou tom gerado por um sintetizador, muitas vezes empregada para a harmonia de fundo e atmosfera em muito a mesma forma que uma seção de cordas é frequentemente usado em música acústica. Tipicamente, um bloco de synth desempenha muitas notas inteira ou meia, às vezes segurando a mesma nota, enquanto uma voz canta ou toca levar uma frase inteira musical. Muitas vezes, os sons usados para almofadas synth têm um órgão vagamente, string, ou vocal timbre . Música popular muito na década de 1980 synth pads empregado, sendo este o tempo de sintetizadores polifônicos , assim como os estilos então novo de smooth jazz e música New Age . Uma das muitas canções conhecidas da época para incorporar um teclado synth é " West End Girls "pelos Pet Shop Boys , que foram observados os usuários da técnica.
A principal característica de um synth pad é o ataque muito longo e tempo de decaimento, com períodos prolongados. Em alguns casos de modulação por largura de pulso (PWM), utilizando um oscilador de onda quadrada podem ser adicionados para criar uma "vibração" de som.
O sintetizador de baixo (ou "synth bass") é usado para criar sons na faixa de baixo, a partir de simulações do baixo elétrico ou contrabaixo para distorcida, buzz-vi-como sons graves artificial, por meio da geração e combinação de sinais de diferentes freqüências . Patches de synth bass pode incorporar uma variedade de sons e tons, incluindo sons graves wavetable de estilo, analógico e FM de estilo, efeitos de delay, efeitos de distorção, filtros envelope. Um sintetizador digital moderna usa um sintetizador de freqüência microprocessador componente para gerar sinais de freqüências diferentes. Enquanto synths mais graves são controlados por teclados eletrônicos ou pedalboards, alguns artistas usam um baixo elétrico com MIDI pickups para acionar um sintetizador de baixo.
Na década de 1970 miniaturizados componentes de estado sólido permitiu independente, instrumentos portáteis, como o Moog Taurus, um teclado pedal 13-nota que foi tocada pelos pés. A Taurus Moog foi utilizado em performances ao vivo por uma série de pop, rock e blues-rock bandas. Um dos primeiros usos do sintetizador de baixo foi em 1972 , em um álbum solo de John Entwistle (baixista do The Who ), intitulado Rymes Whistle . Genesis baixista Mike Rutherford usou uma Dewtron "Mister Bassman" para a gravação de seu álbum Nursery Cryme em agosto de 1971. Stevie Wonder synth bass apresentado a um público pop no início dos anos 1970, nomeadamente sobre Superstition (1972) e Boogie On Reggae Mulher ( 1974 ). Em 1977 o Parlamento 's do funk único Lanterna usou o sintetizador de baixo. Lou Reed , considerado um pioneiro da guitarra elétrica texturas, jogou sintetizador de baixo em "Famílias", de seu 1979 álbum The Bells .
Quando o programáveis sequenciador música se tornou amplamente disponível na década de 1980 (por exemplo, o Synclavier ), synths graves foram usados para criar ritmos altamente sincopada e complexo, basslines rápida. Patches de synth bass incorporar uma variedade de sons e tons, incluindo sons graves wavetable de estilo, analógico e FM de estilo, efeitos de delay, efeitos de distorção, filtros envelope. Um sintetizador de graves particularmente influente foi o Roland TB-303 seguintes Firstman SQ-01 , com um built-in sequencer e lançado no final de 1981, e que mais tarde se tornaria sinônimo de acid house música. Um dos primeiros a utilizá-lo foi Charanjit Singh , em 1982, embora não seria popularizado até Phuture "s" Faixas de ácido ", em 1987. [53]
Nos anos 2000, diversas empresas como Boss e Akai produzido pedais de baixo efeito de sintetizador para os jogadores baixo elétrico, que simulam o som de um sintetizador de baixo analógico ou digital. Com esses dispositivos, uma guitarra-baixo é usado para gerar sons synth bass. O BOSS SYB-3 foi um dos primeiros sintetizadores pedais de baixo. O SYB-3 reproduz sons de sintetizadores analógicos com Processamento Digital de Sinais viu, quadrado, e as ondas de pulso e synth ajustável pelo usuário de corte do filtro. A Akai pedal synth bass contém um sintetizador de oscilador e quatro com parâmetros selecionáveis pelo usuário (deterioração, ataque, profundidade envelope, dinâmica, de corte, ressonância). Baixo software sintetizador permite que artistas para usar MIDI para integrar os sons graves com outros sintetizadores ou máquinas de tambor. Sintetizadores de baixo muitas vezes fornecem amostras de 1970 e 1980 do vintage synths bass. Alguns synths graves são incorporados a um estilo de órgãos pedaleira ou placa botão.
Um arpejador é um recurso disponível em diversos sintetizadores que automaticamente passos através de uma seqüência de notas com base em uma entrada de acordes , criando assim um arpejo . As notas muitas vezes pode ser transmitida a um sequenciador MIDI para gravação e posterior edição. Um arpejador pode ter controles de velocidade, alcance e ordem em que as notas jogar; para cima, para baixo, ou em uma ordem aleatória. Arpeggiators mais avançados permitem que o usuário passar por uma sequência pré-programada complexo de notas, arpejos ou jogar vários ao mesmo tempo. Alguns permitem um padrão sustentado depois de lançar chaves: desta forma, seqüência de padrões de arpejo podem ser construídas ao longo do tempo, pressionando várias teclas uma após a outra. Arpejadores também são comumente encontrados em software seqüenciador . Alguns arpegiators / sequencers expandir recursos em um total sequencer frase , que permite ao usuário acionar complexo, multi-track blocos de dados seqüenciais de um dispositivo de teclado ou de entrada, normalmente sincronizados com o ritmo do relógio mestre.
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Uma amostra do riff de sintetizador Eurodance com o uso de arpeggiator 16/01 notas rápidas
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Arpejadores parece ter crescido a partir do sistema de acompanhamento de órgãos eletrônica em meados 1960, meados dos anos 1970, [54] e, possivelmente, sequencers de hardware [ carece de fontes? ] de meados dos anos 1960, como o 16/08 passo seqüenciador analógico em sintetizadores modulares (Buchla Series 100 (1964/1966)). E eram comumente instalados em instrumentos de teclado através do final dos anos 1970 e início de 1980. Exemplos notáveis são o sintetizador RMI Harmônica (1974), [55] Roland Jupiter 8 , Oberheim OB-Xa , Roland SH-101 , Circuitos Seqüenciais Six-Trak e Korg Polysix . Um exemplo famoso pode ser ouvida em Duran Duran 's canção " Rio ", no qual o arpeggiator em Roland Jupiter-4 é ouvido tocar um acorde C menor no modo aleatório. Eles caíram em desuso pela última parte da década de 1980 e início de 1990 e estiveram ausentes os sintetizadores mais populares do período, mas um ressurgimento do interesse em sintetizadores analógicos durante a década de 1990, eo uso de rápido-fogo arpejos em vários populares de dança hits, trouxe com ele um ressurgimento.